segunda-feira, 9 de abril de 2012

Projeto Pedagógico 2012

SEC-BA – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA BAHIA
DIREC 12 - DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
EEAPA - ESCOLA ESTADUAL ALMIR PASSOS - Vila Toyde, s/n
CEDSP - COLÉGIO ESTADUAL DURVAL DA SILVA PINTO - Rua Leopoldino Ramos, s/n
CEJC- ESCOLA ESTADUAL JOÃO CARNEIRO - Rua João Almeida, n. 108 – Vila Carneiro
CEHRA – COLÉGIO ESTADUAL HAMILTON RIOS DE ARAÚJO - Povoado de São João

PROJETO NORTEADOR 2012

ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO E ABORDAGENS CORRESPONDENTES AO PERÍODO DE APLICAÇÃO

Com o objetivo de discutir abordagens mais diversas, cremos que cada bimestre esteja de posse de uma temática (ou subtemática). Centradas no projeto E DO VERBO SE CONSTRÓI AMIZADE, SAPIÊNCIA E AMOR: a escrita e a leitura da vida da escola e da escola da vida, as abordagens apresentam-se abaixo discriminadas.

APLICAÇÃO / ÁREAS ABORDAGENS DESCRIÇÃO DA PROPOSTA DE ABORDAGENS

I UNIDADE
(Ciências da Natureza e suas tecnologias) Biologia, Química, Física e Ciências.
DEUS FEZ O CÉU, A TERRA E TODAS AS COISAS? E o homem? E a natureza?
• Fé e Razão: opostos que se completam.
• Humanidade: da criação à destruição. Qual a verdadeira relação do homem com a criação Divina? Como a natureza reage a estas mudanças? E o respeito, a solidariedade e a tolerância? Como interpretar tantos desastres ambientais diante da perfeita criação de Deus?

II UNIDADE
(Ciências humanas e suas tecnologias)
História, Geografia, Sociologia e Filosofia IDENTIDADE E ALTERIDADE: o eu, o outro e as crenças.
• Deus no mundo;
• O resgate do respeito ao próximo.
Nesse espaço de tempo, o diálogo entre identidade e alteridade dá abertura à questão do respeito, da tolerância e do reconhecimento da função de cada um, observando seu tempo. E então, quem é o aluno? E o professor? Por que o bullying? Quais comportamentos atraem a violência? Como o afeto derruba a violência com o corpo (prostituição, drogas, homicídios...)?

III UNIDADE
(Linguagens, códigos e suas tecnologias) Arte, Língua Portuguêsa e Estrageira e Ed. Física POLÍTICA E COLETIVIDADE: o difícil exercício do livre arbítrio
• A importância da política para a cidadania plena.
• O papel da mídia na política. Estamos em um ano eleitoral e, aceitando ou não, somos seres políticos. A eleição faz parte de um dos processos políticos e, para uma sensibilização próxima ao desejo de consciência cidadã, propusemo-nos questionar a nós mesmos e aos nossos alunos na crença deas interrogações se propagarem. O que é política? O que é um ser político? Quem são os políticos enquanto autoridades? O que vem a ser eleição e qual o seu objetivo? Como escolher os representantes? O que seria o respeito nesse momento situado no livre arbítrio nos dado por Deus?

IV UNIDADE
(Matemática e suas tecnologias) MULTICULTURALISMO: negro, índio e branco... criaturas de um só criador.
• Multiculturalismo: negro, índio e branco; criaturas de uma criação.
• Religião e Cultura: o respeito entre a diversidade cultural e religiosa. A LDB exige as discussões em sala de aula sobre as questões africanas e indígenas. Nesse bimestre, estaremos situados no diálogo acerca do respeito às raízes e à diversidade cultural como aspectos formadores da nação brasileira e de sua correspondente identidade. Os debates nas aulas podem incorrer na história do país, do estado e do próprio município.

0 comentários: