quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Palestra sobre ECA


         Hoje a tarde (10/08) no colégio João Carneiro os Conselheiros Tutelares de Conceição do Coité, Valdério Pinto e Ernandes da Silva ressaltaram a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente para os alunos, professores, gestores da escola e as mães presentes, numa palestra que esclareceu os direitos e deveres dos jovens segundo o  ECA. De forma bem dinâmica, os conselheiros dialogaram com professores, alunos  e as mães presentes sobre eventuais situações do dia-a-dia no contexto do ambiente escolar.
         
         Antes da palestra os alunos assistiram o filme PRO DIA NASCER FELIZ de João Jardim, que retrata o cotidiano de professores e estudantes mostrando interessantes historias de vida.O filme se passa em escolas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, ressaltando as diferenças entre as escolas como reflexo da disparidade social.

terça-feira, 26 de julho de 2011

CULMINÂNCIA DO PROJETO II UNIDADE

Apresentação do 3º ano

Ontem, dia 25 de julho, os alunos do Colégio João Carneiro fizeram a culminancia do projeto politico pedagogico da II unidade, através de encenações, produção audiovisual e caracterização sobre o tema "Respeito, dignidade e cordialidade: miscigenação hisórica e culural", sob a orientação das professoras de História, Iidentidade e Cultura,Educação Fisica, Sociologia e Filosofia.

peça do 2º ano
As apresentações enfatizaram a questão de respeito as diferenças e o preconceito cultural , bem como a contribuição da miscigenação para a diversidade cultural brasileira, originada de quatro grupos étnicos: indio, branco (portugueses), negro (africanos) e imigrantes (japoneses, alemães, espanhois, italianos.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ARRAIÁ DO COLÉGIO JC

     No dia 22 de junho, antes do recesso junino, alunos, professores, funionários e toda comunidade fizeram uma organizada e animada festa junina, no moldes da tradição de São João, com fogueira, quebra-pote, pau de sebo, balaio, comida tipica e muito forró com a  dupla Vlad e Shel e o Grupo da Vila.


     O destaque da festa foi a "quadrilha diferente", organizada e ensaiada pela professora Lorena. A dança tradicional foi misturada com diversos ritmos da nossa musica: reggae, sertanejo, axé, pagode, samba, rock, funk, brega. Os pais dos alunos e o publico presente gostaram da novidade, que valorizou a diversidade musical em plena festa de São João, sem ignorar o ritmo tradicionalmente "oficial".
    O dinheiro arrecadado pelo bazar e pelo balaio, foi usado para arcar as despesas com musicos,aluguel de som, compra de comidas tipicas e ornamentos. No proximo ano, o colégio certamente vai organizar uma arraiá tão bom quanto este. Valeu a pena o esforço.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PALESTRA SOBRE DROGAS


         No dia 20 de maio,o Colégio João Carneiro organizou uma palestra para os estudantes e professores. O psicólogo Wilson Reis palestrou de forma descontraída e dinamica apontando os efeitos fisicos e psicologicos provocados pelo uso das drogas e os problemas sociais que estão envolvido nesta questão.

        O psicologo respondeu as indagações dos professores e alunos, que aprenderam como as drogas afetam não somente os usuários, mas toda familia e toda a sociedade. O  uso de Drogas é uma questão de sáude pública, portanto remete aos contextos politico e social. Wilson enalteceu a importancia dos centros de recuperação como forma de ressocializar o inidviduo dependente. Entre outros assuntos que permeiam o tema, abordou ainda sobre abstinencia, chance de recuperação de drogados, tipos diversos de drogas, educação contra drogas, legalidade do cigarro comum e discriminalização da maconha.

       Através de uma linguagem simples e objetiva, a palestra agradou a todos, trazendo informações interessantes, enriquecendo os conhecimentos dos alunos e professores sobre drogas, um tema relevante pertinente para ser tratado nas escolas.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

TARDE RECREATIVA


 
Na tarde desta sexta (06/05)  o Colégio Estadual organizou um evento esportivo para o alunado do turno vespertino. Através dos torneios de futsal  masculino e feminino, do desafio de xadrez, do jogo de baleado e do tenis de mesa, os alunos se divertiram muito, enquanto os professores estavam reunidos com a diretora Flávia.



No final das competições os alunos vencedores receberam medalhas e troféus, com destaque para a turma da 7ª série, que levou os torneios de futsal, masculino e feminino. Iuri Merces venceu o desafio de xadrez contra Breno Pinheiro, e Matias ganhou o tenis de mesa ao vencer seu colega de sala Marlon.


Uma tarde divertida para todos os alunos que estudam pela tarde. Em breve será organizada a Noite Recreativa, um evento similar desta vez para os alunos do turno noturno.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nova Chamada Pública 02/2011

CHAMADA PÚBLICA Nº002/2011

AQUISIÇÃO DE GENEROS ALIMENTICIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E EMPREENDEDOR FAMILIAR RURAL

A ESCOLA ESTADUAL JOÃO CARNEIRO, localizado no MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO COITÉ, estado da Bahia, atendendo a Lei nº. 11.947/2009 e Resolução/FNDE/CD nº. 038/2009 realiza chamada pública, no dia 02/05/2011, às 14h, para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural.
POLPA DE FRUTAS, sabores manga, goiaba, acerola, caju, cajá e umbu. Embalagem de 1 kg, com data de fabricação e prazo de validade.

BEIJU – tipo de bolo feito com massa de tapioca assada.

Iogurte Natural.
Bolo de Farinha de mandioca e aipim.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Sábado, dia 09, o Colégio João Carneiro realizou a Avaliação Institucional com a participação de pais, alunos, professores e equipe gestora. Nesta primeira fase, o objetivo foi levantar dados sobre a realidade da escola, sempre com a perspectiva  de ter uma educação de qualidade.
Os discentes avaliaram os docentes em três categorias: perfil do docente, plano de ensino e metodologia, e avaliação feita na UNEB com algumas alterações. E a participação dos pais foi fundamental para este momento, que sem duvida fará parte do cotidiano da gestão democrática e participativa do Colégio Estadual João carneiro.
O resultado será postado em breve.